domingo, 25 de julho de 2010

Fórmula 1, o esporte das massas.

Parece coisa de hater, mas eu adoro escrever sobre as coisas que as pessoas ficam reclamando e "xingando muito" no Twitter e na internet em geral. Isso porque, geralmente, o que essas pessoas escrevem nas suas Redes Sociais é uma demonstração autêntica de sua forma de pensar, principalmente nas redes mais interativas, como Twitter e Facebook.


O caso de hoje, foi o fato de Felipe Massa deixar Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, ultrapassa-lo.


Acompanhando a transmissão, foi possível ouvir o engenheiro dizendo a Felipe Massa:

"Fernando is faster than you." - Fernando está mais rápido que você.

No contexto, acredito que essa seria a tradução correta. Não quer dizer nada no contexto geral do campeonato, a não ser o fato de deixar seu piloto nº 1 mais próximo dos líderes. Alonso estava andando bem mais rápido que Massa e só. Era sim uma indicação de que Massa desse passagem a seu companheiro, como ficou provado, mas nada fora do normal.
Acompanhando a transmissão pela Globo, que é a única emissora nacional com os direitos de imagem, ficamos presos à capacidade de tradução do comentarista, que na hora traduziu: "Fernando é mais rápido que você." O que gerou uma série de teorias loucas sobre algum tipo de humilhação sobre o piloto brasileiro.

Com certeza, a grande maioria dos que fazem comentários e/ou textos sobre essas teorias infelizes não deve saber que uma equipe de Fórmula 1 possui pilotos A e B (ou 1º e 2º pilotos). Ou seja, um piloto é o principal e o outro o secundário. Portanto, a estratégia da equipe é baseada em favorecer o 1º piloto.

Vocês "superfãs" do Ayrton Senna, que estão fazendo comparações e dizendo que ele jamais deixaria outro piloto ultrapassa-lo, certamente sabem tudo que eu disse no parágrafo acima e que em sua época de McLaren, principalmente, ele tinha ultrapassagens facilitadas e algumas outras ajudas de seu companheiro de equipe, Gerhard Berger. Supondo que vocês saibam disso, não preciso dar mais detalhes sobre como funciona o esquema de equipes e nem dizer que nessa época não havia nenhuma regra que regulamentasse esses tipos de favorecimento.

Dito tudo que julguei necessário para o entendimento do esporte e da situação, vamos ao meu parecer sobre os acontecimentos de hoje:

Concordo que em condições normais de corrida, visto que o Massa é um bom piloto - um dos melhores segundos pilotos da atualidade - o Alonso não teria condições de ultrapassa-lo na corrida, mas isso implicaria em que ambos andassem no ritmo que Felipe estava impondo, fazendo com que os outros carros se aproximassem. Além de ter a tensão gerada por uma disputa de  posição, que poderia causar um acidente entre os 2 membros da mesma equipe, tirando ambos da corrida, como já aconteceu uma vez esse ano com a RBR e quase aconteceu com a McLaren.

Isso é uma análise do aspecto técnico e estratégico da corrida, não do campeonato, como foram os outros casos estranhos da Fórmula 1. Agora quanto ao aspecto moral, prefiro não comentar, porque isso foi uma palhaçada (a maneira como foi feito), assim como os outros casos de manipulação na Fórmula 1, como o caso do Rubinho x Schumacher, o do Piquet (filho) e um outro da Mercedes.

Quanto ao Felipe desobedecer uma ordem, não acredito que ele devesse, pois assim como você, se o seu superior na empresa mandar que você faça algo para o desenvolvimento da empresa, o máximo que pode ser feito é argumentar para faze-lo mudar de ideia, nunca desobedecer. Acima disso, apenas pedir demissão por estar descontente com as decisões. Além disso, assim como fez o Rubinho, ele demonstrou sua insatisfação com a decisão da equipe, permitindo a ultrapassagem de uma forma que ficasse claro que ele o estava fazendo apenas por ter recebido ordens.

A forma como foi conduzido pela equipe é que não foi muito honesta. Primeiro, por infringir os regulamentos do esporte, que agora proibem este tipo de ação e punem quem a comete. Segundo, pela desonestidade com seus funcionários. Isso poderia ser pré combinado e ser executado dentro das regras, não deixando margens pra punições e nem para insatisfação de nenhum dos envolvidos.


Mas ainda bem que Fórmula 1 é um esporte popular, então todos conhecem as regras e falam com conhecimento de causa sobre o que acontece. Fora que todos já foram conhecidos por serem os 2º melhores do mundo em sua profissão (atrás apenas de alguém que é considerado um mito), como foi Rubens Barrichelo, a quem vocês tanto criticam. Além de ser o melhor no seu cargo, na sua área de atuação, como é o Felipe Massa no cargo de 2º piloto, na atualidade.


Ps: Alô você, que é "fã do Senna" e postou CALA BOCA ALONSO no Twitter. Estamos de olho.



UPDATE:


Acompanhe a discussão que está rolando no site Papo de Homem.